A informação foi avançada pela Procuradoria Provincial no Bié, que explicou que Basílio Caetano foi detido depois de se descobrir que o director do Gabinete Provincial da Educação mandou cobrar 1 000 kwanzas a cada candidato durante o concurso público de ingresso de novos professores, realizado em Julho deste ano.

A mesma fonte declarou que foi exigida aos candidatos a quantia de 1 000 kwanzas no acto de inscrição no concurso com a informação de que o valor seria para pagamento de taxas, que não estão previstas na lei.

Basílio Caetano foi detido em casa por agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC) e está detido na cadeia da Comarca do Cuíto, indiciado do crime de peculato.

No concurso de Educação concorreram, na província do Bié, 4 671 candidatos, tendo sido admitidos 983, segundo informações do Gabinete Provincial da Educação no Bié.

Só no município do Cuíto, 80 escolas do ensino primário foram encerradas por falta de professores, de acordo com o administrador municipal, Avis Vieira, que adiantou que um total de 22 285 crianças estão fora do ensino geral naquele município.