De acordo com uma fonte do Serviço de Investigação Criminal (SIC), o motivo do crime foi uma desavença entre a vítima e o seu primo sobre a partilha de um terreno, de um hectare, localizado na comuna de Kapunda-Kavilongo.

O homicídio voluntário ocorreu por volta das 6h do último sábado, 3, e o presumível autor, um cidadão de 33 anos cujo nome não foi revelado, já se encontra detido, adiantou o porta-voz do Comando Provincial da Huíla da Polícia Nacional (PN), Luís Filipe Zilungo.

"O crime aconteceu quando a vítima foi até à residência do seu primo reclamar a partilha do terreno deixado pelos seus avós", adiantou o responsável.

"Ele (o acusado) insatisfeito com a situação, pegou um instrumento (pau) e agrediu o primo até o mesmo perder a vida", descreveu.

O suspeito queria apropriar-se de todo o espaço deixado pelos seus avós, "segundo a versão de uma das primas durante os interrogatórios no departamento de investigação criminal", disse Luís Filipe Zilungo.

O porta-voz da PN disse ainda que a vítima e o acusado eram camponeses, e que sempre trabalharam com os seus familiares nessa terra que originou a desavença familiar.

"São duas pessoas bem conhecidas na comuna. Segundo as nossas investigações, os dois homens nunca tiveram quaisquer problemas durante o tempo em que trabalhavam com os seus avós", explicou Luís Filipe Zilungo, acrescentando que a Polícia Nacional e o SIC estão a investigar o caso, no sentido de apurar se existe uma terceira pessoa por detrás do crime.