O porta-voz do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Minguês , em declarações à Angop, afirmou que o acidente ocorreu por voltas das 06:50 da manhã.

Na altura do acidente, a locomotiva percorria o troço das estações do Capalanga (Viana) e Bungo (Ingombota), tendo ficado paralisado por mais de uma hora.

"A mulher e a filha morreram no local, quando tentavam atravessar a linha férrea no momento em que o comboio se aproximava", explicou.

De acordo com o oficial, no percurso da Estação do Bungo, no distrito urbano da Ingombota, para a paragem do Baia, no município de Icolo e Bengo, existem 13 passagens de nível e o maior constrangimento é o desrespeito dos automobilistas, peões, e motoqueiros em relação ao sinal de paragem.

De acordo com dados policiais, no segundo trimestre do corrente ano registaram-se cinco colhimentos por locomotivas dos CFL, quando as pessoas tentavam fazer a travessia no momento em que se aproximava o comboio de passageiros, tendo dois morrido no local, outros faleceram no hospital, enquanto alguns viram os seus membros superiores amputados.