Falando em conferência de imprensa, esta quarta-feira, 14, em Luanda, o secretário de Estado para a Área Hospitalar, Leonardo Europeu Inocêncio, adiantou que ainda é cedo para determinar se a menina de sete anos contaminada com o vírus HIV, durante uma transfusão de sangue recebida no Hospital Josina Machel (Maria Pia), contraiu a doença.

"Ninguém está em condições de dizer que a paciente se tornou seropositiva. O diagnóstico, neste momento, é negativo", disse o responsável, salientando que só daqui a cerca de seis meses será possível avançar com um diagnóstico definitivo.

Por enquanto, o governante garante que o quadro da criança, entretanto transferida para o Hospital Pediátrico, é "satisfatório e clinicamente estável", permanecendo em aberto a possibilidade de um tratamento no exterior, conforme o NJOnline já tinha avançado.

Para além do inquérito instaurado por ordem da ministra da Saúde, que está ausente do país em missão de serviço, e da suspensão da equipa médica que estava de serviço, decorre uma investigação da PGR para efeitos de responsabilização civil e eventualmente criminal.