Marcos Agostinho, administrador da Escola Americana de Angola, disse à imprensa, esta terça-feira, que a instituição que dirige não recebeu nenhuma notificação oficial a obrigar ao seu encerramento.

"Nós continuamos abertos porque não recebemos nenhuma informação oficial da parte do Ministério para o encerramento da escola. Apenas ouvimos pelos meios de comunicação social que estamos encerrados. Mas, na verdade, não estamos. Continuamos a funcionar e estamos em correspondência com o Ministério da Educação para a sua legalização", disse.

Segundo Marcos Agostinho, em Janeiro último, a Escola Americana de Angola fez a entrega do primeiro processo de legalização ao Município do Talatona onde a escola estava situada e não compreende a posição do Ministério da Educação.

"O processo de legalização das escolas do ensino privado deve dar entrada no município onde estiver situada a estrutura da escola, de acordo com a lei, e foi o que nós fizemos".

"Temos a convicção de que este contacto, por não ter sido feito junto do município de Talatona, terá provocado que o Ministério da Educação não pudesse encontrar o processo da legalização da Américan School of Angola no município de Belas ".

Entretanto, o responsável acredita que o Ministério da Educação já auscultou o município errado em função da nova divisão administrativa da província de Luanda, e admite que essa situação seja ultrapassada em breve.

"Nós pedimos a documentação que está dentro do município do Talatona, onde o processo de legalização está em curso, para dar entrada no novo município onde estamos a leccionar actualmente, que é o de Luanda", concluiu.

De recordar que, no despacho, a ministra da Educação, Maria Cândida Teixeira, sustenta que a decisão de encerramento deveu-se ao facto de não haver nenhum registo de processo de legalização da Escola Americana de Luanda no Gabinete Provincial da Educação nem na direcção da Educação no município de Belas.

Segundo a nota enviada às redacções no passado dia 05, para essa tomada de decisão, o Ministério da Educação auscultou o Gabinete Provincial da Educação de Luanda e a Direcção Municipal de Educação de Belas.

O comunicado informava ainda que "o encerramento foi determinado depois de terem sido efectuadas várias tentativas de contactar a direcção do estabelecimento escolar a fim de o Ministério da Educação obter informações sobre o projecto educativo, com a finalidade de acautelar os interesses da sociedade em geral e dos alunos", facto que não foi confirmado pela direcção da Escola Americana na conferência de imprensa desta terça-feira.

A Escola Americana foi inaugurada em Setembro de 2017 em Talatona, tem capacidade para 450 alunos, do primeiro ciclo e do ensino secundário. De acordo com os seus promotores, o programa curricular é 100 por cento americano.