"A informação de que vamos realizar concurso público este ano não corresponde à verdade. Fique bem claro que nós não vamos realizar nenhum concurso público, o que estamos a fazer é a validar os processos dos candidatos ao concurso de 2014", disse.

De acordo com o responsável da inspecção da Educação, o número de vagas existentes já está assegurado com a selecção anterior.

"Não há motivos para realizarmos outro concurso, porque temos 3.257 vagas, que serão preenchidas pelos candidatos ao concurso público de 2014", esclareceu Lourenço Neto.

O inspector acrescentou que a Direcção Provincial da Educação vai começar a divulgar os nomes dos candidatos que serão integrados.

"Vamos publicar as listas, na próxima semana, em diversos órgãos de comunicação. Portanto, os candidatos que foram apurados poderão consultar os seus nomes, para depois aparecerem na secção de Recursos Humanos com o bilhete de identidade e o número da conta bancária, de forma a serem enquadrados no sistema do Ministério", concluiu.

Recorde-se que o concurso público realizado em 2014 pelo Ministério da Educação ficou paralisado devido a problemas orçamentais, provocados pela queda do preço do petróleo no mercado internacional.

Entretanto, o Governo "descongelou" as admissões para a Função Pública, tendo anunciado a abertura de mais de 20 mil vagas para os sectores da Saúde e da Educação.