Quase todos os postos de transformação (PT) localizados na Via Expressa, 12 dos 13 existentes entre o Km 25 e a ponte de Cacuaco, foram parcialmente destruídos para furtarem cobre, provocando prejuízo no valor de cerca de 180 milhões de kwanzas, disse hoje ao Novo Jornal Online Pedro Bila, responsável pela comunicação da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

Pedro Bila adiantou ainda que o mesmo tipo de furto aconteceu já na linha de distribuição entre o Soyo e Catete.

Este tipo de furto, mesmo não sendo uma novidade absoluta, é muito raro ocorrer em Angola e a ENDE, que está a auxiliar nesta situação o Governo Provincial de Luanda, só deu conta do furto do metal dos PT da Via Expressa esta semana.

Uma das consequências é a continuação da falta de iluminação na via, que estava em vias de ser resolvida, mas também, como sublinhou Pedro Bila, "o enorme prejuízo que representa para os cofres públicos".

"É uma situação muito séria", enfatizou o porta-voz da ENDE, reiterando a ideia de que, para além da escuridão que a destruição e o furto do metal provoca, há o facto de se tratar de "um enorme prejuízo" para o Estado.

A reposição da normalidade nos postos de transformação vai agora depender do Governo Provincial de Luanda, porque, como nota Pedro Bila, este é um trabalho que a ENDE só realizou extraordinariamente para facilitar a obra de electrificação da via.

O furto ocorreu nos últimos dias e a situação só conhecida no fim-de-semana, estando, até pela relativa novidade que constitui este tipo de crime, a Polícia Nacional, ao fim da tarde de hoje, ainda não tinha informações a prestar sobre o assunto.