Sob o lema "Dê Cor a Vida, Dê Cor à sua Comunidade", Adriano Mendes de Carvalho, governador provincial, que fez a apresentação do programa, disse na ocasião que os espaços verdes são cada vez mais importante na melhoria de qualidade de vida e promoção de estilos saudáveis, com impactos positivos na saúde física e mental.

"Há, pois, uma relação inequívoca entre a qualidade de vida, o bem-estar das populações e a qualidade ambiental. Neste contexto, os espaços vedes são hoje considerados como elementos fundamentais à saúde e tranquilidade das populações", salientou.

Segundo o governador, a capital angolana está referenciada como a cidade menos verde da África Austral, situação que o preocupa enquanto dirigente da província de Luanda.

"Não me orgulho de maneira nenhuma com este quadro. Estamos engajados em inverter esta posição", disse Adriano Mendes de Carvalho.

O responsável da gestão da capital angolana disse ainda que, nos próximos tempos, o GPL dará início a uma campanha massiva que vai envolver estudantes, igrejas, sociedade civil e outras organizações.

Já Sílvio, Alvarenga, director dos serviços comunitários da Comissão Administrava da Cidade de Luanda, disse em declarações ao NJOnline, em Julho último, que o Governo Provincial de Luanda (GPL) registou alguns constrangimentos com as empresas contratadas para trabalharem na manutenção e irrigação dos jardins.

"Do ponto de vista técnico e administrativo, já começámos, só nos falta preparar o terreno e começarmos a fazer crescer os sítios verdes e melhorar os aspectos de paisagismo da cidade", disse, acrescentando: "Neste momento estamos a recrutar pessoal, que vamos formar, a adquirir equipamentos de jardinagem e a tratar o problema da água para regar os espaços verdes".

Sílvio Alvarenga disse ainda que a cidade é uma zona problemática em termos de abastecimento de água, por isso vão continuar a fazer os abastecimentos por via de camiões-cisterna.

"Vamos ter pontos onde teremos tanques de água, para que possamos abastecer as cisternas sem constrangimentos com os trabalhos de irrigação dos nossos jardins", explicou.

No princípio do mês de Julho, O NJOnline fez uma ronda por vários pontos com jardins da cidade de Luanda e verificou que há muito não são regados, facto lamentado por muitos dos que usufruem desses espaços espalhados pela capital.