Os representantes dos professores reuniram-se ontem, terça-feira, 10, com representantes do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho durante sete horas. O encontro foi classificado por Guilherme Silva, presidente do SINPROF, como "uma viragem positiva" e, segundo o sindicalista, "o diálogo está no bom caminho".

De acordo com o presidente do sindicato, os secretários provinciais do SINPROF deverão reunir-se "esta sexta-feira para decidir se a greve se mantém ou se suspende". Até lá, as negociações com o Ministério da Educação e o Ministério do Trabalho mantêm-se.

Para haver suspensão da greve, o SINPROF exige que a tutela apresente um cronograma exequível, com prazo de execução curto.

"Com datas de quando vai ser aprovado e publicado no Diário da República, bem como da sua execução e implementação, porque de promessas estamos fartos", diz Guilherme Silva.

A greve de 18 dias dos professores do ensino geral teve início na segunda-feira (09) e compromete o período de provas.

A adesão à greve está acima dos 90%, segundo Guilherme Silva, que diz mesmo que "superou todas as expectativas e que mesmo nas províncias onde, em 2017, houve fraca adesão, este ano ultrapassaram os 50%, como são os casos do Huambo, de Benguela, do Bié, do Kuando Kubango, e do Muxico".