O episódio aconteceu no município do Cazenga, no dia do aniversário do homicida, Vieira Jovete, cerca das 22:00 de segunda-feira, 2, quando a vítima, Mariza Jorge Fernandes, encontrou o marido com uma suposta amante no interior da residência da mãe.

Segundo o director adjunto do Serviço de Investigação Criminal de Luanda, superintendente Jorge Pederneira, o jovem confessou o crime.

"O homicida disse, durante os interrogatórios, que a mulher o encontrou com uma suposta amante. A mulher foi tirar satisfações, o marido começou a espancá-la, os cunhados viram, meteram-se na confusão e a desgraça aconteceu", conta.

"Ele diz que foi por legítima defesa. Porque um dos cunhados partiu para cima dele quando estava a discutir com a esposa. Para se defender pegou na chave-de-fendas para ferir o cunhado. Naquele momento Mariza (a vítima) meteu-se no meio e foi atingida no peito esquerdo", acrescentou.

Jorge Pederneira salientou que os familiares da jovem pedem justiça, com vista a desencorajar actos de género no seio da sociedade.

"Os familiares da jovem estão dia e noite suplicando justiça. Na próxima semana, o cidadão será entregue ao Ministério Público (MP), para darem sequência ao processo", assegurou.

Vieira Jovete vivia na casa da sogra, com a esposa, há mais de quatro anos e foi um dos criminosos apresentados ontem pelo Serviço de Investigação Criminal. Em declarações ao Novo Jornal Online, o homicida disse que não queria matar a mulher.

"Nunca sonhei matar a minha mulher. Ela sempre foi muito atenciosa e carinhosa comigo, não sei o que me passou pela cabeça para pegar naquela chave-de-fendas".

O certo é que Mariza Jorge Fernandes, de 30 anos, foi já a enterrar e deixa três filhos órfãos.