O incêndio já foi extinto, e, segundo um comunicado da petrolífera, os "dois operários de serviço na plataforma foram resgatados para a Clínica Sagrada Esperança, no Soyo, onde receberam cuidados médicos em consequência de queimaduras, encontrando-se ambos estáveis e em recuperação".

No mesmo comunicado, a Sociedade Petrolífera Angolana (Somoil) adianta que o fogo, que deflagrou às 10:15 de quinta-feira, foi extinto ao início da tarde de sexta-feira, e que afectou a plataforma Estrela B1 (Well Jacket), no Bloco 2/05, no Soyo, província do Zaire, sem derrame de crude no mar.

A empresa refere também que, logo após o início do incêndio, foram "imediatamente mobilizadas" equipas de emergência da Somoil e da Sonangol Pesquisa e Produção.

Entretanto, o Comando Provincial do Zaire da Polícia Nacional, com sede em Mbanza Congo, citado pela Angop, indicou que o incidente terá ocorrido na sequência de um "provável vazamento de gás" no Bloco 2 a partir de uma plataforma petrolífera.

A Somoil é uma empresa angolana que actua no segmento de pesquisa, produção e comercialização de petróleo e estabelecida no mercado em 2003, tendo iniciado as operações "offshore" e "onshore" em 2009.

O município do Soyo situa-se 475 quilómetros a norte de Luanda e 310 quilómetros a noroeste de Mbanza Congo, capital da província do Zaire.