A magistrada avançou a informação numa entrevista concedida à Angop, esclarecendo que o inquérito preliminar já foi concluído, devendo ser remetido à DNIAP, para a competente instrução preparatória do processo-crime.

O inquérito, instaurado pela Procuradoria-Geral da República a 2 de Março de 2018, surgiu depois das denúncias de uma transferência de mais de 38 milhões de dólares, supostamente ordenada por Isabel dos Santos, depois de exonerada da gestão do Conselho de Administração da Sonangol.

A empresária, segundo a responsável da DNPCC, respondeu às convocatórias da PGR através do seu advogado, dando conta de que tinha recebido a notificação.

Inocência Pinto explicou que Isabel dos Santos devia ter sido ouvida em Dezembro último, mas não compareceu por estar ausente do país.

Por não se ter efectivado o regresso da empresária, na altura devida, Inocência Pinto informou que a filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos voltará a ser chamada em breve.

De recordar que Isabel dos Santos negou, poucos dias depois de o actual presidente do conselho de administração da Sonangol, Carlos Saturnino, ter proferido as acusações, considerando-as "infundadas", e afirmando estar "confortável" com o inquérito aberto pela PGR.

Processo de José Filomeno dos Santos vai avançar para tribunal

O processo-crime contra o antigo presidente do Fundo Soberano de Angola (FSDEA), José Filomeno dos Santos, "Zenu", e o respectivo sócio Jean-Claude Bastos de Morais, vai, dentro do prazo de dez dias, ser enviado para o tribunal.

Na entrevista à Angop, Inocência Pinto revelou estar praticamente concluída a fase de instrução do processo contra os dois arguidos, que se encontram presos preventivamente, em Luanda.

"Não tarda, creio. Estará já na fase judicial o processo que visa o cidadão Jean-Claude e o cidadão José Filomeno dos Santos. A acusação já está praticamente concluída e espera apenas de ser introduzida em juízo dentro dos próximos dez dias", afirmou.