A filha do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, adquiriu uma mansão em Kensington, uma das mais prestigiadas e luxuosas áreas habitacionais de Londres, com um valor estimado de 15 milhões USD, sendo que a polémica resulta da oposição que a vizinhança está a fazer ao seu projecto de construir no local um gigantesco complexo privado em forma de "iceberg", com um enorme piso subterrâneo.

Nesse piso extra, a empresária angolana pretende colocar um ginásio, sauna, jacuzzi, piscina, e, entre outras valências luxuosas, uma adega.

Face a este luxo extremo, a imprensa britânica optou por sublinhar os protestos da vizinhança e enfatizar o contraste entre o substantivo luxo projectado e a extrema pobreza da esmagadora maioria da população do seu país natal, onde o seu pai, José Eduardo dos Santos, foi Chefe de Estado durante quase quatro décadas, sob fortes suspeitas de ter permitido uma densa teia de corrupção que drenou milhares de milhões de dólares para o exterior de forma ilegal.

Todavia, para os seus vizinhos, o problema não é esse, a questão centra-se no prolema dos constrangimentos que as obras, previstas para durarem dois anos, vão provocar na zona, tanto no que diz respeito aos acessos limitados como ao barulho que as obras vão provocar, embora a empresária detenha todas as autorizações legais para avançar com o projecto.

Segundo informações veiculadas pela imprensa local, a partir do site Finance Uncovered, o dinheiro para pagar a mansão é oriundo de uma sociedade anónima sedeada num paraíso fiscal sob jurisdição britânica.

O NJOnline está disponível para inserir nesta notícia a posição da empresária Isabel dos Santos desde que esta a faça chegar, visto que em todas as outras situações em que procurou ouvir Isabel dos Santos, o resultado foi o silêncio.