Esta informação foi avançada hoje, em exclusivo, ao Novo Jornal Online, pelo coordenador do curso de agregação pedagógica e regente do curso de pedagogia do ISCED de Luanda, Folemon Buza.

De acordo com o coordenador, o curso arranca no próximo dia 18 deste mês, e será o primeiro a nível da agregação pedagógica que o ISCED realiza, para poder capacitar aqueles que já são docentes ou que pretendem ser, quer no ensino universitário quer no ensino geral.

"Há muitos professores, em Angola, com grau académico de licenciatura, mestrado e doutoramento que leccionam e não têm esta formação", referiu.

"Estamos na fase das inscrições e o curso arranca no dia 18 deste mês", acrescentou.

Segundo Folemon Buza, o ISCED, "enquanto única instituição superior pública na capital do país vocacionada para a formação dos professores, dentro da sua esfera de acção, realiza um curso do género pela primeira vez".

De salientar que este curso é somente para pessoas com grau de licenciatura, mestrado e doutoramento, em qualquer área científica, que já sejam professores em instituições de ensino em Angola, mas que durante o seu percurso académico não tenham recebido uma formação em ciências da educação, na vertente didáctico-pedagógica.

Entretanto, o administrador do curso de pedagogia do ISCED de Luanda disse ainda ao Novo Jornal Online que o curso de agregação pedagógica terá a duração de seis semanas, e que o mesmo vai decorrer no período pós-laboral, que vai das 16:00 às 20:00, com um plano curricular de 14 módulos, com 30 % de teoria e 70 % prática.

O Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda é uma instituição do Ensino Superior Público que está ao serviço da formação de professores, gestores escolares e outros profissionais da educação e da investigação científica desde a década de 80.