Na categoria da politica, João Lourenço concorreu com Adalberto da Costa Júnior, da União Nacional para a Independência Total de Angola, (UNITA), e Benedito Daniel, do Partido de Renovação Social (PRS).

A distinção como "Personalidade do Ano 2017" ao Presidente da República foi atribuído pelo corpo de júri.

Na categoria "Sociedade", o mais votado pelos internautas foi o SINPROF (Sindicato Nacional de Professores), que concorria com o Mosaiko (instituto para a Cidadania) e a Rede (Redes e Organizações da Sociedade Civil).

O prémio na área da "Economia" foi conquistado por Alves da Rocha, Economista e Director do CEIC da UCA, que tinha na votação ainda Filomena Oliveira (Empresária) e José Severino (Presidente da AIA).

Quanto à secção "Cultura", o prémio foi atribuído ao escritor José Eduardo Agualusa, que concorria com a Comissão Nacional para Mbanza Kongo a Património Mundial da UNESCO, e Paula do Nascimento (Arquitecta).

No "Desporto" foi Demarte Pena, lutador MMA que saiu por cima, batendo no "ring" da votação online Albertina Kassoma (Andebol) e David Silva (Xadrez).

Em declaração ao NJOnline o secretário para os Assuntos de Comunicação Institucional e de Imprensa do Presidente da República, Luís Fernando, que representou o Chefe de Estado na Gala que decorreu no Hotel Epic Sana, em Luanda, disse que estes prémios resultam do facto de João Lourenço estar a ter "uma incrível carreira" pelas suas acções em prol de um "país aberto e de uma sociedade profundamente justa".

"A leitura que permite que se faça destes prémios é o reconhecimento dos angolanos ao presidente João Lourenço pelo facto de estar preocupado com o bem-estar das populações", disse, acrescentando que João Lourenço mostra que é "o Presidente do povo".

Ouvido também pelo NJOnline sobre esta iniciativa do Novo Jornal, o director do Jornal Expansão, que também integra o Grupo Nova Vaga, Carlos Rosado de Carvalho, que fez parte do corpo de júri da categoria de economia, elogiou iniciativa e a organização, sublinhando a justiça do prémio na área em que foi júri.

"Alves da Rocha foi um vencedor justo, embora seja um prémio de 2017, eu diria que este foi um prémio de carreira, o Alves da Rocha é o economista e o professor que mais publica em Angola. Para quem tem uma carreira académica, as publicações são fundamentais, creio que o premio assenta muito bem", referiu.

A gala do Novo Jornal teve o apoio da Odebrecht, da DStv, do BIR, da AngoMart e da Distribuidora - Atum Bom Petisco.