A primeira sessão do julgamento de Vasco Arnaldo de Castro Quintas, também conhecido por Toledo, estava agendada para a manhã de hoje, 08 de Janeiro.

Por razões não explicadas, o julgamento foi adiado sem ter sido marcada uma nova data para o seu começo.

Na altura dos homicídios, Toledo era o chefe do grupo operativo de investigação da criminal da 32ªa esquadra, no município do Kilamba Kiaxi.

Manuel Tiago Samuel Contreiras, na altura estudante universitário e acólito da Igreja Católica em Malanje, Cosmo Pascoal Malungo Quicassa e Garcia Fonseca Chifue, naquele dia estavam numa viatura na qual se preparavam para regressar à província de Malanje.

Os três foram assinadas no dia 3 de Junho de 2014, quando Toledo apareceu com mais cinco elementos afectos ao SIC, no interior de um Toyota Hiace, sem a chapa de matrícula, vulgo quadradinho.

Abordaram as três vítimas por volta das 12:00 e começaram a disparar contra os jovens indefesos que se encontravam no interior da viatura, um Hyundai Accent, e abandonaram o local de seguida.

Toledo é único que foi reconhecido por um cidadão que estava em circulação na via pública naquela hora.

Entretanto, quando os efectivos do SIC-Luanda tiveram contacto com está ocorrência, foram ao local e fizeram a remoção dos cadáveres.

Passados dois dias Toledo foi detido devido a uma denúncia anónima.