O défice de magistrados no país foi ontem reduzido, com a entrada em funções de 25 novos profissionais, que elevam para 445 o número de magistrados ao serviço do Ministério Público (MP).

O número deverá subir para 470, logo que exista disponibilidade financeira para integrar mais profissionais, indicou o procurador-geral da República, João Maria de Sousa.

"Lamentavelmente, e por razões que nos ultrapassam, os outros 25 continuarão a aguardar por nova oportunidade, até que seja disponibilizada a quota orçamental que cabimente os respectivos salários", disse o também presidente do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, citado pela agência Lusa.

Lembrando que "no nosso país existem muitos municípios onde não se faz sentir a presença de um procurador da República em tempo integral", João Maria Sousa sublinhou que "os magistrados agora empossados deverão compreender a necessidade e imperiosidade da colocação nas distintas províncias".

Na tomada de posse dos novos magistrados, o procurador-geral da República recordou ainda que "o perfil do magistrado do MP não se compadece com determinados comportamentos que se assistem aqui e ali no nosso dia-a-dia", apelando contra "manifestações de vaidade desmedida e de desprezo pelo cidadão que a si recorre sedento de justiça, com o desprezo pelo cidadão em conflito com a lei".

João Maria Sousa também conferiu posse ao sub-procurador-geral da República, António Verdade Linombe nas funções de Inspector do Ministério Público, e à procuradora da República, Yemanjá Arminda Videira, que assume a Direcção Nacional de Organização, Planeamento e Estatística da procuradoria.