Pedro Mutindi, que falou via telefone ao NJOnline a partir de Madrid, Espanha, onde se encontra em visita privada, referiu que o grande obstáculo para fazer chegar a ajuda humanitária às pessoas necessitadas são as estradas que ligam os municípios distantes da sede província, Menongue.

"De facto, a Força Aérea tem jogado um papel preponderante na transportação de ajuda humanitária nos municípios da província que se encontram na orla fronteiriça com a Namíbia, nomeadamente Cuangar, Calai e Dirico, onde a população está a enfrentar desde o mês de Outubro do ano passado graves problemas de estiagem", referiu, sublinhando que, a persistir, a fome poderá alastrar-se pelas várias localidades e trazer consequências graves às populações.

De acordo com o governador provincial, as populações cujas culturas foram prejudicadas pela estiagem já estão a beneficiar de instrumentos agrícolas para cultivar na margem dos rios.

"É uma situação dolorosa ver milhares de pessoas perderem a sua produção agrícola devido à seca e agora a dependerem de ajuda humanitária. Estamos a tomar medidas para ultrapassar a situação", lamentou Pedro Mutindi, afirmando que a seca está a desestruturar as famílias.

Para o chefe do governo do Kuando Kubango, a seca está a provocar conflitos entre os várias criadores de gado, na busca de pastos e água para os seus animais.

"Diariamente chegam- nos relatos de conflitos entre criadores de gado. Já orientámos os administradores municipais para começarem a resolver pacificamente esses conflitos, que têm como origem a seca", notou.

O NJOnline apurou hoje que uma comissão multissectorial para a assistência à população afectada pela estiagem reúne esta segunda-feira, na cidade de Moçâmedes, com os governadores provinciais da Huíla, Namibe, Kunene e Kuando-Kubango.

Relativamente à província do Kuando Kubango, um grupo de deputados da bancada parlamentar do MPLA, chefiada pelo deputado João Pinto, está desde sexta-feira passada a trabalhar nesta província para avaliar a situação da seca na região.

Kuando Kubango faz parte das províncias do País afectadas pela seca, facto que tem estado a preocupar o Executivo angolano, a direcção do Partido e pessoas singulares que têm procurado soluções pontuais para minimizar os efeitos da seca.

A delegação composta pelos deputados João Pinto, Yolanda Brígida, João António Lineha Muhembo, João Fernando Mucanda e Rosa Cacuhu chegou a Menongue no princípio da tarde desta sexta-feira.