Reunidos com os deputados da Assembleia Nacional eleitos no círculo provincial do Kuanza Sul, os estudantes manifestaram-se preocupados com o crescimento desorganizado a que se assiste na cidade.

De acordo com os estudantes, o saneamento precário na cidade está a criar o ambiente propício para a disseminação de muitas doenças que afectam os munícipes.

Os estudantes informaram os deputados que um dos graves problemas na cidade do Sumbe está ligado à poluição do meio e à proliferação de lixo, prejudicando a saúde dos citadinos.

"O cenário é péssimo. Estamos a ficar surpreendidos, pela negativa, por aquilo que temos estado a constatar. A continuar assim, o Governo tem que tomar medidas severas contra as empresas a quem compete a responsabilidade de manter a cidade limpa", defendem os estudantes.

As diarreias estão em primeiro lugar entre as doenças causadas por factores ambientais, mas a pobreza, a desnutrição, a má qualidade dos alimentos consumidos, a falta de condições de higiene e a ausência de saneamento básico, foram, entre outras, as preocupações que os estudantes manifestaram aos deputados.

Na cidade do Sumbe, de acordo com estudantes, a escuridão tem mudado a rotina, gerando insegurança nos bairros da urbe.
"Só uma universidade não é suficiente para uma província como o Kuanza Sul. Exigimos dos deputados uma solução para o problema do desemprego na província", queixam-se os estudantes, que recomendam que as verbas alocadas para a província obedeçam às prioridades da mesma.

Os estudantes exigem que os deputados participem de forma vigorosa na fiscalização, que, consideram, deve ser mais rigorosa e actuante nas infra-estruturas públicas.

"Os nossos representantes na Assembleia Nacional devem tomar medidas para melhorar a fiscalização das obras públicas no país. As obras são feitas e os empreiteiros não são responsabilizados", alertam os estudantes.

Os deputados prometeram aos estudantes que vão insistir junto do Governo local para que tome medidas severas contra as operadoras de recolha de lixo, caso esta situação não seja invertida.

A palestra, que reuniu mais de duzentos e cinquenta estudantes universitários, decorreu no anfiteatro do ISCED daquela província, foi organizada pelo Centro Nacional de Aconselhamento, e teve como tema principal «Assembleia Nacional, organização e funcionamento».

Foram oradores os deputados do círculo provincial, Domingos Afonso "Mário Huambo", Odete da Conceição Domingos dos Santos e Gilberto Manuel Pereira.