Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, no final da visita da comitiva do governo russo ao país, encabeçada pelo vice-presidente da Federação, Dmitri Rogozin, o governante considerou que estão ultrapassadas todas as questões precedentes a construção do satélite, pelo que se está no bom caminho.

Relativamente as datas, explicou que do início da construção do satélite até ao seu lançamento, a duração é de três anos, sem, no entanto, avançar mais pormenores. É necessário afinar-se alguns mecanismos para que efectivamente a construção se inicie, defendeu.

Salientou que o seu pelouro vai continuar a aproveitar o potencial em ciências e tecnologias da Rússia para a formação de quadros angolanos.

Especificamente no projecto do satélite nós já começamos a formar. Estamos a formar neste momento um quadro angolano a nível do doutoramento, temos em formação também dois quadros a nível de mestrado, mais quatro a outros níveis e esse processo vai continuar até colocarmos em órbita o nosso satélite, concluiu.

O vice-presidente do governo da Federação Russa chegou na noite de domingo a Luanda, no âmbito de uma visita oficial de 72 horas à República de Angola, visando o reforço da cooperação bilateral em vários domínios.

As conversações oficiais entre as delegações de Angola e Rússia realizaram-se na segunda-feira, no Palácio Presidencial na Cidade Alta, e no mesmo dia foram rubricados Acordos Bilaterais nos domínios da Saúde e da Cultura.

A delegação russa teve ainda encontros de trabalho com uma delegação militar angolana chefiada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, General Manuel Hélder Vieira Dias "Kopelipa" e com o ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Pinto Chikoti.

A delegação russa integrou ainda o ministro dos Recursos Naturais e Ecologia e Presidente da Comissão Intergovernamental Russo-Angolana para Cooperação Económica, Técnico-científica e Comercial, S. Donskoi, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, M. Bogdanov, o vice-ministro da Indústria e Comércio, G. Kalamanov.

O vice-ministro dos Assuntos Interiores, S. Gerassimov, o embaixador da Federação Russa em Angola, D. Lobach, além de altos funcionários dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros, da Defesa, da Saúde, do Banco VTB, bem como da Duma de Estado (a Câmara Baixa) da Assembleia Federal da Federação Russa, fizeram igualmente parte da delegação visitante.

As relações de amizade e cooperação entre a República de Angola e a Federação Russa (antiga URSS) remontam da Luta de Libertação Nacional, cujo marco deste relacionamento data de 1976, altura em que os dois países assinaram o Tratado de Amizade e Cooperação, movidos pelos tradicionais sentimentos de Amizade, Cooperação e Solidariedade.

Angop