A conferência será organizada pela Universidade Lueji A"Nkonde, em parceria com o Governo Provincial da Lunda-Norte, e vai decorrer sob o lema "Por um ensino de Matemática inclusivo e de qualidade, resgatemos a Etnomatemática dos povos de Angola".

A informação foi avançada ao NJOnline pelo decano da Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte, da Universidade Lueji A"Nkonde, e membro da comissão organizadora, Jorge Veloso.

O responsável referiu que esta conferência pretende valorizar o ensino da matemática em Angola e promover a investigação de um turismo científico no seio da classe, bem como explorar os potenciais matemático dos "sona" do País (escritas da cultura Cockwe que têm estado na base de várias publicações em livros e artigos científicos de investigadores de matemática em todo o mundo).

"Trata-se de um evento inédito em Angola. O mesmo permitirá a interacção entre especialistas nacionais e estrangeiros, contribuindo significativamente para a obtenção de experiência sobre o que de melhor se faz pelo mundo na educação matemática", disse.

Esta conferência vai realizar-se de nos dias 3 e 4 de julho, sendo que o primeiro dia está reservado para uma mesa redonda, enquanto no dia 4, que coincide com a data de celebração daquela província, vai decorrer a actividade principal,.

Jorge Veloso disse ainda que a conferência internacional sobre o estudo da matemática contará com vários professores e investigadores nacionais e internacionais vindos da UNESCO, Brasil, Cuba, Moçambique e África do Sul.

Deste modo, assegura o académico, "a ideia surge da necessidade de se valorizar a etnomatemática, que é a matemática praticada por grupos culturais, tais como comunidades urbanas e rurais, trabalhadores, classes profissionais, criança, sociedades indígenas, que se identificam por objectivos e tradições comuns aos grupos Cokwe (Chokwe, Tchokwe, Tshokwe, Tchokue, Tshiok, ou Quiocos), populações que habitam predominantemente o nordeste de Angola e os países vizinhos como a Zâmbia e os dois Congos".

O decano da Escola Superior Pedagógica da Lunda-Norte, da Universidade Lueji A"Nkonde, salientou também que a etnomatemática está focalizada na recuperação da dignidade cultural do ser humano.

De acordo com Jorge Veloso, os principais painéis temáticos serão a Educação Matemática, Matemática Pura, Matemática Aplicada, entre outros temas a ser abordados na actividade, que a cidade do Dundo vai acolher.

Segundo o membro da comissão organizadora, algumas figuras do mundo científico já têm a presença confirmada para o evento, com realce para os cientistas Arthur Belford Powell e António Manuel Dias Domingos, da Universidade Rutgers, dos Estados Unidos da América e Universidade Nova de Lisboa, Portugal.

O evento a decorrer na Lunda-Norte é destinado a Investigadores, professores, estudantes, gestores públicos e população em geral.