Segundo Paulo Luvualo, actualmente existem cerca de 28 mil enfermeiros inscritos na Ordem, 10 mil dos quais estão desempregados.

Aos deputados da 6ª Comissão, o bastonário informou, na última quarta-feira, 16, haver morosidade na emissão da carteira profissional devido à resistência de alguns profissionais em adquiri-la, a apresentação de documentação incompleta, a demora da validação dos certificados por parte do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), e a existência de escolas ilegais e sem condições a leccionarem o curso de enfermagem.

Paulo Luvualo pediu aos deputados para que alertem o Ministério da Saúde para uma maior observância das revindicações apresentadas pelos diferentes sindicatos que compõem o sector.

A vice-presidente da 6ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, Evelize Fresta, manifestou a sua preocupação com o surgimento de instituições que estão a leccionar o curso de enfermagem sem terem as condições adequadas para o efeito.