Em declarações à agência Lusa, Augusto Osório disse que o comboio saiu às 06:00 da estação dos Musseques, com destino ao Cuanza Norte, e que, por volta da 08:00, embateu contra o mini-autocarro na passagem de nível do Piaget, em Viana, tendo resultado em um morto e três feridos.

"O comboio seguiu viagem até ao Luinha. Não houve danos significativos, tanto que ele continuou a sua marcha normal. Temos a lamentar a morte deste cidadão e os feridos", disse o porta-voz do CFL.

Segundo Augusto Osório, a causa do acidente foi a imprudência do motorista do mini-autocarro que, diante de uma passagem de nível, pela sinalização presente lá, tinha de parar, olhar, ouvir e assegurar-se que não tinha nenhum perigo e seguir marcha".

Sobre as consequências das enxurradas que caíram sobre Luanda na noite de quinta-feira, o responsável disse que a circulação dos comboios entre a estação dos Musseques e a do Bungo ficou interrompida durante a manhã devido à elevada quantidade de lixo na linha férrea.

"Praticamente não realizámos os comboios entre os Musseques e o Bungo, estando a circulação só a ser feita entre Musseques até à Baia. Pensamos que esta situação vai estar ultrapassada nas próximas horas e, no período da tarde, certamente teremos também a circulação normal dos comboios de passageiros", disse.

De acordo com o porta-voz do CFL, a "enorme quantidade de lixo", sobretudo na passagem da linha de nível da Cuca, arrastada pela força das águas, acabou por depositar-se sobre a linha férrea, deixando-a soterrada.

Também em consequência das chuvas que caem sobre a província do Cuanza Norte, um comboio de combustível está retido entre Ndalatando e Malanje.

"Um comboio que ia para Malanje para levar combustível está retido na estação de Ndalatando fruto do arrombamento da linha, provocado pelas intensas chuvas que também se abatem sobre o local", frisou.