No documento enviado ao Novo Jornal Online, o MININT avança que o Serviço de Investigação Criminal (SIC) já deteve, nos últimos dias, alguns dos alegados burlões, mas que integravam apenas um dos vários grupos organizados com o fim de burlar "incautos".

Para além dos serviços da Presidência da República, estes grupos estão ainda a recorrer à falsificação de documentos pretensamente emitidos pelo gabinete da Primeira Dama, Ana Dias Lourenço, de alguns ministérios e ainda de departamentos de várias instituições públicas.

Asseverando que o SIC tem em curso uma aprofundada investigação para deter os elementos dos grupos que ainda estão a praticar este crime, o MININT informa , ao mesmo tempo que pede cautelas aos eventuais abordados, que a estratégia mais comum é o pedido de patrocínios para eventos de carácter solidário, avançando que esses já têm o apoio das referidas entidades.

Apelando a que estes sejam denunciados logo que feitas as abordagens, o MININT aproveita ainda o mesmo documento para alertar sobre a existência de vídeos e notícias falas ou colhidas no estrangeiros de conteúdos violentos para espalhar um sentimento de insegurança e medo na sociedade angolana.