Este documento foi emitido no seguimento, como o próprio Ministério do Interior, através do seu gabinete de comunicação, explica, de uma notícia do site Club K, onde é dito que o Presidente da República, na última reunião do Conselho de Segurança Nacional, pediu esclarecimentos ao ministro Ângelo da Veiga Tavares sobre "supostas" execuções sumárias realizadas pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC).

O Ministério do Interior, para além de afirmar que estas notícias visam prejudicar a imagem do Estado angolano, lembra que esta reunião do Conselho de Segurança Nacional, onde participou o ministro, o Comandante da Polícia Nacional e o director do SIC - não confirmando a presença do Presidente João Lourenço - não tinha entre os pontos da agenda de trabalho qualquer referência a alegadas execuções sumárias.

Mas sublinha que o Ministério do Interior "reitera o seu total engajamento na responsabilização disciplinar e criminal dos seus efectivos sempre que estejam envolvidos em acções que violem direitos dos cidadãos".

O Club K noticiou no dia 08 deste mês que, durante a referida reunião, o Presidente da República pediu esclarecimentos a Ângelo da Veiga Tavares, que tutela o SIC, sobre as alegadas execuções sumárias, notando que estas têm ocorrido de forma "crescente".

O Chefe de Estado, como escreve o site, teria dito na reunião que era preciso acabar com estas acções porque prejudicam a imagem do país no exterior do ponto de vista dos direitos humanos.