Sem revelar valores, Ângelo de Barros Veiga Tavares afirmou que a polícia está a procurar manter a ordem pública naquele bairro conhecido pelo tráfico de divisas.

"Estamos a procurar manter a ordem pública e temos efectivos no terreno para que o Bairro Mártires do Kifangondo alcance alguma normalidade", disse o ministro, acrescentando que "estas acções devem ser levadas em conta por outros bairros que também vivem a mesma situação de desordem".

O ministro do Interior, que falou à margem do Conselho Consultivo Alargado do seu pelouro, esta manhã, em Luanda, salientou que "no domínio particular do tráfico de moeda é necessária uma legislação mais forte", defendendo que "a legislação actual é demasiado branda e alguns dos esforços feitos pelos órgãos de polícia acabam por esbarrar na fragilidade da legislação".

Ângelo Veiga Tavares disse ainda que as autoridades angolanas expulsaram, nos últimos dias, mais de 30.000 imigrantes ilegais da província da Lunda Norte, de onde saíram igualmente de forma voluntária pouco mais de 28.000 que também estavam em situação irregular.

"Realizámos este Conselho Consultivo numa altura em que os chefes dos serviços Executivos centrais estão orientados para trabalhar na reorganização dos seus órgãos, com particular atenção à Polícia Nacional e aos Serviços de Investigação Criminal", explicou o ministro na sua intervenção.

A reunião do Conselho Consultivo, que termina no final da tarde desta terça-feira, 12, vai ainda analisar as directivas do ministro do Interior para o ano de 2018.