Esta operação de grande envergadura, sustentada em cerca de quatro dezenas de médicos e dezenas de voluntários, com apoio financeiro da Oshen Healthcare e a ABO Capital, em parceria com o Governo Provincial de Luanda (GPL), e que já teve outras três edições em Angola, tem como objectivo reduzir os casos de cegueira provocada por cataratas.

Segundo um comunicado divulgado pelos organizadores, a equipa da Fundação Elena Barraquer, chefiada por Elena Barraquer, médica especialista, vai proceder a cerca de 500 consultas e realizar 250 intervenções cirúrgicas totalmente gratuitas aos pacientes previamente escolhidas nas consultas, que terão lugar já a partir de Domingo, no HGL, e para onde os interessados se deverão dirigir.

Ainda de acordo com o mesmo documento, as intervenções contemplam o recurso a tecnologias inovadoras, como, entre outras, a aspiração da catarata "através de uma cânula", tornando os procedimentos médicos "mais eficazes" e curtos, para além de pouco evasivos, podendo os pacientes verificar os resultados meia hora após a cirurgia.

A Fundação Barraquer foi criada em 2003, por Joaquin Barraquer e os seus filhos, Elena e Rafael, com objectivo de resolver problemas oftalmológicos entre os mais carenciados e desfavorecidos e em zonas deprimidas do mundo.

Em Angola, nas quatro edições desta iniciativa, a Fundação Barraquer já realizou mais de 4 000 consultas e realizou 1 73 intervenções cirúrgicas às cataratas, proporcionando milhares de óculos aos seus pacientes.

No mundo inteiro, esta fundação espanhola, desde 2003, já realizou uma centena de expedições em países pobres, mais de 1350 cirurgias e apoioi diversos programas de investigação e de cooperação internacional neste universo da oftalmologia.