A vítima era efectivo das Forças Armadas Angolanas (FAA), colocado no Batalhão de Logística do Exército no município da Matala.

Segundo a corporação, o suspeito, que foi preso na manhã desta quarta-feira,6, confessou o crime e alegou que cometeu o homicídio porque o militar mantinha um relacionamento amoroso secreto com a sua mulher.

De acordo com inspector-chefe Luís Filipe Zilungo, o moto-taxista de 32 anos assassinou Sopa Celestino Mojanga, de 34 anos, motivado por ciúmes, uma vez que a vítima teria uma relação amorosa com o homicida mulher.

"Sopa Celestino Mojanga foi encontrado morto por populares na via pública na noite deste domingo, por volta das 22horas", disse o oficial em declarações ao NJOnline.

O responsável revelou ainda que a esposa da vítima, Cristina Dembele, informou que o seu marido saiu de casa, de motorizada, por volta das 21 horas de domingo, e não mais regressou.

"Ela (a mulher da vítima) disse que só se apercebeu da morte do marido na manhã desta segunda-feira que foi baleado por elementos desconhecidos", disse, acrescentando que a corporação a princípio registou o crime de homicídio-concorrido com roubo de motorizada.

"Depois de termos feito a remoção do corpo de Sopa Celestino Mojanga, numas das ruas do bairro Calumbiro, através das diligências do SIC em colaboração com a PN, foi possível localizar e deter o autor do crime de homicídio qualificado", explicou.

Filipe Zilungo disse ainda que o suspeito foi ouvido hoje pelo magistrado do Ministério Público (MP) junto do Serviço de Investigação Criminal da Huíla e lhe foi aplicada a médica de coação de previsão preventiva.

"O homem vai aguardar o julgamento em prisão preventiva. O magistrado do MP, após ouvir o suspeito, decretou a medida coação de prisão preventiva até a data do julgamento", afirmou.