O comissário Eduardo Cerqueira, que a partir de hoje vai ostentar a patente de comissário-chefe, foi nomeado para o cargo de Comandante Provincial de Luanda da Polícia Nacional, enquanto o comissário Francisco Ribas vai comandar o Comando Provincial do Huambo da Polícia Nacional.

Já o comissário José Alexandre Canelas é o novo Comandante Provincial do Kwanza Sul.

O comissário-chefe António Maria Sita, ex-comandante provincial de Luanda, tomou ontem posse como Segundo Comandante Geral da Polícia Nacional, em substituição do actual Secretário de Estado para o Asseguramento Técnico do Ministério do Interior.

Durante a sua cerimónia de empossamento, o novo comandante provincial de Luanda, o comissário-chefe Eduardo Fernando Cerqueira, disse hoje que a Polícia Nacional quer na sua corporação efectivos capacitados para fazerem um trabalho de prevenção e combate ao crime, respeitando acima de tudo a população e os direitos humanos.
Para o oficial, a população deverá de igual modo respeitar os efectivos, visto ser um órgão importante do estado.

Na cerimónia foram igualmente graduados oficiais da Polícia Nacional, o subcomissário José Fernandes como director nacional adjunto de inspecção, o superintendente-chefe Natalício Luís António como director geral da caixa de protecção da caixa social do Ministério do Interior, o superintendente-chefe António Fernando Alberto como director da caixa de protecção social do Ministério do Interior, bem como o superintendente-chefe Armando Pedro Bernardo como director de planeamento e finanças dos serviços prisionais.

O secretário de Estado para o Asseguramento Técnico do Ministério do Interior, Salvador José Rodrigues, em representação do ministro Ângelo da Veiga Tavares, apelou aos oficiais empossados a empenharem-se nas suas responsabilidades.

De acordo com Salvador José Rodrigues, o rigor no cumprimento da lei é uma obrigação e à Polícia Nacional compete servir o estado e garantir a ordem e a segurança.