O facto ocorreu por volta das 11 horas, quando a cidadã Teresa Muanha, de 36 anos, vendedeira no mercado do km 30, ia fazer compras de mercadorias (bombô) no mercado do Kikolo, onde habitualmente compra o produto que comercializa na praça do 30, em Viana.

Teresa Muanha foi surpreendida pelas dores de parto num autocarro que fazia serviço de táxi, na rota Cacuaco - Viana.

As pessoas que seguiam no autocarro foram pedir ajuda no comando da polícia de guardas fronteiras localizado na via expressa Fidel Castro. O superintendente-chefe Francisco Gonçalves "Chicha", que se encontrava no seu gabinete, apercebeu-se da situação e prontamente foi socorrer parturiente, que acabou por dar à luz uma menina.

Francisco Gonçalves "Chicha", que se deslocou ao local com dois enfermeiros, contou ao Novo Jornal Online que o parto correu sem sobressaltos e que a criança nasceu com 2kg.

"Quando lá chegámos a dona Teresa Muanha estava a acabar de coroar a cabeça da criança, fizemos o serviço, e, depois do parto e catadura, levámos a senhora e o bebé ao hospital do Kapalanga para serem assistidos com maior atenção", explicou.

Chefe "Chicha", como é carinhosamente chamado, voltou no dia seguinte, terça-feira, ao hospital do Kapalanga, em Viana, para ver como estavam a mãe e a bebé que ele ajudou a nascer.

Francisco Gonçalves é mestre em saúde pública, já trabalhou como parteiro no Hospital dos Cajueiros, no Cazenga, e teve uma curta passagem pela maternidade Lucrécia Paim em Luanda.