Na declaração final, enviada à agência Lusa, da 3.ª Conferência Nacional sobre Recursos Naturais em Angola, que decorreu de terça a quinta-feira passadas, o Mosaiko - Instituto Angolano lamentou o "constante agravamento das condições sociais, com o desemprego à cabeça", nessas zonas.

Os participantes recomendaram também a criação de uma plataforma nacional quadripartida de concertação, que inclua as comunidades, organizações da sociedade civil, empresas do sector e as instituições políticas que tutelam o sector mineiro.

Nas regiões de exploração mineira do país, diz o documento, "há fortes impactos ambientais negativos" e as comunidades circunvizinhas "vivem em extrema miséria e sem acesso aos serviços básicos, como saúde, educação, saneamento básico, emprego, água potável e energia".

A conferência, que juntou na capital angolana oradores nacionais e estrangeiros, decorreu sob o lema "Recursos Naturais: Um Bênção para Todos", tendo os vários participantes, entre eles ligados à Igreja, defendido uma "maior racionalidade" na exploração dos recursos naturais em Angola.

A organização conclui que, no território angolano, "continua a assistir-se a conflitos nas zonas de indústrias extractivas entre empresas e comunidades, e entre comunidades e instituições do Estado".

"Há uma falta de retorno em relação ao que é extraído em benefício directo para as comunidades locais. As empresas extractivas em áreas mineiras têm sido um motor de conflito entre as comunidades, de instrumentalização de alguns sobas [chefes tradicionais] e de violação dos direitos humanos", aponta.

"Não há ética empresarial, nem transparência na gestão, nem ainda a aplicação dos recursos tributados a favor das comunidades, como um valor. A população pode contribuir para o combate à corrupção, ao branqueamento e à fuga de capitais, que não se deve resumir apenas à aprovação de leis", sublinha-se no texto.

"[Resolve-se] com a tomada de medidas concretas, proactivas em termos políticos e administrativos, num efectivo processo de educação cívica para promover a cultura de renúncia a este fenómeno", lê-se na declaração final.

Sobre a criação da plataforma quadripartida, o objectivo visa "acabar com a falta de transparência" das empresas públicas no sector da indústria mineira, nomeadamente a petrolífera estatal Sonangol e a diamantífera pública Sodiam - Empresa Angolana de Prospeção e Comercialização de Diamantes, "que não têm uma cultura de prestação de contas".

Para aquela ONG, o executivo angolano "deve mostrar-se aberto" às empresas que queiram investir no sector mineiro, "privilegiando" aquelas que, nos seus projectos, mais beneficiem as comunidades locais.

"A organização deve encaminhar essa declaração final ao Presidente da República", recomenda-se na declaração final do encontro.