No velório realizado no quartel-general do Exército (ex-R 20), o Chefe de Estado, acompanhado da esposa, Ana Dias Lourenço, depois de ter sido entoado o Hino Nacional, depositou uma coroa de flores junto da urna.

O Presidente transmitiu os sentimentos de condolências à família do general João de Matos.

Neste cerimónia estiveram ainda o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, os juízes presidentes dos Tribunais Superiores e o Procurador-Geral da República, para além de, entre outros, oficiais das FAA.

O general na reserva Abílio Kamalata "Numa" (oficial das ex-forças da UNITA) e que foi adjunto de João de Matos na formação da Forças Armadas Angolanas (FAA), destacou o papel preponderante que o antigo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA) desempenhou desde 1992 a 2001.

"Foi um bom companheiro e sabia ouvir conselhos. João de Matos morreu cedo de mais", lamentou.

O Presidente da UNITA, Isaías Samakuva, classificou João de Matos, como sendo "um general que jogou um papel importante na formação do exército único".

"Lamentamos a sua morte. João de Matos foi um general relevante na obra para a composição do exército único em Angola", destacou.

O general reformado António dos Santos França (Ndalu) considera o finado um dos filhos queridos do povo, jovem militar abnegado, que fez a guerra para alcançar a paz.

Ndalu considera João de Matos como um dos principais obreiros da reconciliação nacional por considerar que o processo iniciou com a formação das forças armadas angolanas (FAA), de que foi o primeiro Chefe de Estado-maior.

Nascido na província do Uíge, a 30 de Maio de 1955, João de Matos ingressou nas extintas FAPLA em 1974, e formou-se, de 1983 a 1987, em ciências militares, na Academia Militar de Frunze, antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Durante a carreira militar, exerceu várias funções, entre as quais a de comandante de companhia, batalhão, sector de forças especiais, director regional de inteligência militar e de comandante geral.

Foi Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, de 1992 a 2001.