Continua a polémica em torno das cobranças no ensino primário e secundário em algumas escolas públicas da capital do país. A situação já levou à demissão e detenção de directores de diferentes estabelecimentos de ensino, como é o caso da escola do primeiro ciclo n.º 2104, no distrito urbano do Ramiro.

A detenção de alguns elementos pertencentes à escola do Ramiro surgiu devido a várias denúncias feitas pelos encarregados de educação logo após o pronunciamento do ministro da Educação, que garantiu mão pesada para os transgressores da lei.

"Depois de ouvirmos o ministro falar sobre a ilegalidade nas cobranças no ensino, decidimos denunciar estes dirigentes aos vários órgãos competentes", disseram os encarregados de educação, acrescentando que durante muitos anos foram obrigados a pagar 2.200 kwanzas para garantir os lugares dos seus educandos.

(Pode ler esta reportagem na íntegra na edição semanal do Novo Jornal, nas bancas, ou através de assinatura digital, disponível aqui https://leitor.novavaga.co.ao e pagável no Multicaixa)