O inspector-chefe Lázaro da Conceição, chefe das operações do Comando Provincial de Luanda, disse à imprensa que o flagrante delito ocorreu no mercado dos correios, no Golf II, município do Kilamba- Kiaxi, onde os acusados foram surpreendidos a comercializar as respectivas mercadorias.

De acordo com o chefe das operações, as detenções ocorreram por via de mandados de buscas, emitidos pela PGR a nível da Província de Luanda.

Lázaro da Conceição destacou que operações do género vão continuar, a nível da capital, e que o material apreendido servirá de prova do processo investigativo.

De recordara que cerca de dois mil metros de cabos eléctricos foram roubados em Março último, no bairro Belo Monte, no município de Cacuaco, em Luanda.

Segundo Pedro Bila, porta-voz da ENDE, em Luanda, em declarações à imprensa, disse que os cabos são vendidos no mercado paralelo a cidadãos estrangeiros e que os roubos de material eléctrico são frequentes.

É importante salientar que só no primeiro semestre de 2017, a Empresa de Distribuição de Distribuição Electricidade (ENDE) teve uma perda de cerca de 1,500 milhões de kwanzas, prejuízo causado pelo roubo de material eléctrico da rede de iluminação pública nos municípios de Talatona, Belas, Cacuaco e Viana.

Durante a operação "Corvo", que visou combater o furto e roubo de materiais, como cabos e outros produtos, foram ainda detidos 125 cidadãos, entre nacionais e estrangeiros, sendo 60 com mandado de captura e 78 em flagrante delito.