A emissão da TPA Internacional vai parar imediatamente, para permitir a completa reformulação da sua programação e a sua reentrada em funcionamento o mais brevemente possível.

Segundo um comunicado do MCS, o Conselho de Administração da TPA vai nomear um profissional para dirigir o seu canal internacional, o qual deverá trabalhar sob a supervisão directa do administrador executivo para a área de conteúdos, a fim de definir uma nova grelha de programas para a TPA Internacional.

"A actual programação da TPA 2 continuará no ar até 31 de Dezembro, período durante o qual o Conselho de Administração da TPA deverá tomar todas as medidas pertinentes para assumir a sua plena gestão e direcção a partir de 1 de Janeiro de 2018", refere o mesmo comunicado.

"A TPA deverá, em conjunto com as empresas que até agora assumiram a gestão do Canal 2 e da TPA Internacional, encontrar as melhores soluções relativas aos equipamentos, estúdios e outras facilidades concedidas às empresas em questão ao abrigo dos contratos hoje mandados cessar, velando igualmente pela situação dos trabalhadores da televisão pública que estão ao serviço daquelas empresas privadas", conclui o comunicado assinado pelo ministro João Melo.

As empresas Westside Investments e Semba Comunicações pertencem a Welwitchia dos Santos e ao seu irmão José Eduardo Paulino dos Santos, filhos do ex-Presidente da República, José EDuardo dos Santos.