Em Dia Mundial de Luta Contra à Sida, assinalado este sábado, 1, Ana Dias Lourenço lançou, na província do Moxico, a campanha "Nascer Livre para Brilhar", que visa eliminar a transmissão do VIH de mãe para o filho.

Segundo uma nota do Gabinete da Primeira-dama da República de Angola, a iniciativa, com a duração de três anos, pretende "criar um movimento nacional de responsabilidade individual, chamando atenção aos angolanos para uma resposta concertada, com o envolvimento de membros do Executivo, empresas públicas, privadas e organizações internacionais e da sociedade civil locais".

A missão enquadra-se nos planos traçados pelos Chefes de Estado do continente na 29.ª Assembleia Geral da União Africana, orientados para a erradicação da SIDA pediátrica até 2030, através da eliminação da transmissão do HIV de mãe para o filho.

Na sequência desse compromisso, a Organização das Primeiras-Damas Africanas para a Luta contra o VIH-SIDA (OAFLA) lançou a Campanha Free to "Shine" que, em Angola, se traduziu para "Nascer Livre para Brilhar".

À frente da iniciativa, Ana Dias Lourenço marchou no Moxico em solidariedade às vítimas do HIV/Sida.

Segundo a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, 310 mil pessoas vivem em Angola com o HIV/Sida. Nesse grupo incluem-se 21 mil mulheres que ficaram grávidas sem saberem do seu estado serológico. Como tal, não beneficiaram do tratamento da prevenção da transmissão do HIV de mãe para o filho, lamenta a governante.

Sílvia Lutucuta calcula que nasçam no país 5.500 crianças com a patologia.