O Novo Jornal conversou com alguns munícipes destas zonas e atestou que muitos pretendem ver primeiro o arranque dos trabalhos para acreditarem nas palavras do jovem administrador.

"Estas ruas nunca foram reabilitadas, já passaram vários administradores pelo Cazenga que prometeram e não cumpriram. Uns até afirmaram que não é da competência do município reabilitar estas vias. Vamos dar ao Tomás Bica o benefício da dúvida", disseram alguns munícipes ao Novo Jornal.

Na Rua das Condutas, uma das quatro vias estruturantes do município do Cazenga que vão ser intervencionadas, segundo o administrador local, os munícipes falam de dias de horror na época chuvosa.

Adão Marques, morador há 18 anos, espera que os trabalhos arranquem logo, para aliviar os constrangimentos por que passam, principalmente nesta época.

"Há quem pense que inventamos quando explicamos que não se vive aqui em tempos de chuva. Não se circula de nenhuma maneira aqui! Vivemos na pocilga", contou o munícipe que espera ver para crer na reabilitação da sua rua.

Quem também espera ver para acreditar nas promessas do governante local é o cidadão Bernardo João, 52 ano, morador na 7.ª Avenida há 32 anos.

"Já se partiram casas aqui para a reabilitação da rua que nunca chegou a acontecer. A 7.ª Avenida nunca foi tida em conta pela administração municipal do Cazenga, agora que o senhor administrador, Tomás Bica, é quem está a prometer reabilitá-la, quero ver para crer", disse.

Para Bernardo João, viver na 7.ª Avenida não é fácil, face aos grandes constrangimentos de locomoção que aquela rua apresenta, há vários anos.

Entre os vários troços críticos do Cazenga está a Rua da Terra Vermelha, que liga os bairros Papá Simão e Mulenvos. Ali os moradores esperam que seja de facto reabilitada a via, visto que, em 2008, depois das eleições legislativas, o então administrador municipal, Tany Narciso, já havia prometido reabilitá-la, mas nunca concretizou a promessa.

Já no bairro Hoji-Ya-Henda, os automobilistas esperam que seja real a reabilitação da rua Porto Santo, que liga a estrada da Cuca, passando pelas Edições de Novembros, padaria Só Pão e a fábrica de cerveja Nocal, os munícipes mostram-se há anos agastados com o silêncio das autoridades, depois de muitos gritos de socorro.

Em declarações à imprensa, aquando das festividades que visaram saudar mais um aniversário do município do Cazenga, o administrador Tomás Bica disse que as ruas das Condutas, Terra Vermelha, Porto Santo e 7.ª Avenida serão asfaltadas no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Segundo o dirigente, para o início da empreitada foi lançado o concurso público que, agora, aguarda apenas pelo pagamento.

"Não queremos vender sonhos aos munícipes do Cazenga, pois todos os projectos têm cobertura e será possível realizar", prometeu o administrador, que substitui no cargo Albino da Conceição em Dezembro de 2020.