O músico, segundo a Angop, que cita uma fonte da PGR, continua em prisão preventiva na Comarca de Viana, província de Luanda, e não há ainda data para o início do julgamento.

Os outros dois elementos de nacionalidade angolana, indicados pelo músico como os supostos proprietários da pasta que continha a droga aprendida, esperam pelo julgamento em liberdade, sob medida de termo de identidade e residência, o que os obriga à apresentação permanente junto dos Serviços de Investigação Criminal (SIC), revela ainda a Angop.

De recordar que a detenção do músico ocorreu quando duas malas foram deixadas na passadeira pelos passageiros que desembarcaram, como noticiou, na altura, o NJOnline.

Robertinho é o nome artístico do músico Fernando Lucas da Silva, nascido no município do Quessua, na província de Malange, onde começou a sua carreira artística como corista e instrumentista, tocando dicanza, de David Zé.

De realçar que o músico faz parte de uma geração que surgiu no momento mais difícil da história de Angola, sendo a guerra o grande obstáculo dos músicos na época de 80 e 90, o que impediu vários jovens de atingirem patamares altos nas suas carreira artísticas.

Em 1992, depois de abraçar uma carreira a solo, Robertinho gravou o seu primeiro trabalho discográfico intitulado "Nguma", com a banda Os Kiezos, no programa "Bom fim-de-semana", que procurava novos talentos, sob a égide do Ministério da Cultura.

O álbum "Nguma" notabilizou Robertinho na década de 90, com as músicas Joana, Samba-samba, Desespero, Kalamaxinde e Sanguito.