Ao Novo Jornal Online, o seu coordenador, Isidro Cambamba, disse que o projecto tem a colaboração de várias organizações da sociedade civil e da própria Assembleia Nacional, que tem fornecido informações sobre as actividades desenvolvidas.

"O NCC tem publicado periodicamente resumos de relatórios através da imprensa, a fim de dar a conhecer aos eleitores tudo quanto tem sido feito pelos deputados que elegemos no último pleito eleitoral de 23 de Agosto de 2017", argumentou.

Segundo Isidro Cambamba, desde 2017 até à presente data, a Assembleia Nacional, apenas converteu as propostas do Executivo em leis e não registou ainda nenhuma das que provêm da iniciativa da própria Casa das Lei.

"Trata-se de uma lacuna que deve ser superada no futuro. Os nossos deputados têm a obrigação de apresentar propostas que são da sua iniciativa e convertê-las em leis», esclarece.

De acordo com a fonte, o NCC tem avaliado, a cada três meses, a performance do parlamento Angolano e no mesmo âmbito tem realizado inquéritos aos cidadãos para poder saber o grau de conhecimento sobre o plenário angolano.

O presente projecto está a ser financiado pela OSISA- Fundação Open Society- Angola desde Junho de 2014.

O Centro Nacional de Aconselhamento (NCC) é uma organização da sociedade civil angolana, de âmbito nacional, filantrópica, apartidária, que tem vindo a contribuir para o fortalecimento da cidadania nacional em vários domínios.

Apesar de ter sido fundado em 1999, adquire apenas a sua personalidade jurídica a 3 de Agosto de 2000, conforme o Diário da República N.º 43, Série III, de 13 de Outubro de 2000.