O SIC-Geral em Luanda teve contacto com a ocorrência através dos familiares da vítima, que pediram socorro no Serviço Provincial de Investigação Criminal (SPIC), no bairro da Terra Nova, no distrito do Rangel.

Segundo o director de comunicação do Ministério do Interior, intendente Mateus Rodrigues, o rapto aconteceu por volta das 9:00 da manhã do dia 2 deste mês "quando um grupo composto por cinco elementos que se faziam transportar em duas num Toyota Land Cruiser Prado e numa carrinha Hilux, simularam um acidente na estrada da Samba para raptarem o vietnamita que circulava na mesma via".

"Depois de o sequestrarem foram com a vítima até à sua residência na zona da Curimba em busca de dinheiro, porém sem sucesso", acrescenta.

"Eles (os marginais) mantiveram a vítima em cárcere privado e exigiram aos parentes da vítima a quantia de 20 milhões de kwanzas para libertar o individuo", explica, salientando que, após vários contactos, a negociação passou para 5 milhões, e, por fim, para 3 milhões de kwanzas.

Mateus Rodrigues disse ainda que, durante as negociações, a Polícia Nacional e os operacionais do SIC foram alertados para se fazerem presentes no local onde supostamente os suspeitos poderiam receber os valores.

"No dia combinado para a entrega dos valores do resgate, nas imediações do Kilamba Shopping, na via expressa, houve o primeiro confronto com os marginais, sendo que, da resposta das forças policiais e do SIC, resultou de imediato a morte de um dos marginais. A perseguição culminou nas imediações do estádio 11 de Novembro, onde foram neutralizados os outros dois", explica.

"Durante o tiroteio, os outros dois suspeitos, quando se aperceberam da presença do SIC no local, descuidaram-se e permitiram que o cidadão raptado fugisse, e os mesmos também se meteram em fuga", afirmou.

O SIC apreendeu três armas de fogo do tipo pistola e as duas viaturas que se encontravam na posse dos marginais.

"As diligências prosseguem para a rápida captura dos outros integrantes do grupo", finalizou.