A explosão ocorreu próximo do aeroporto da cidade do Luena e, segundo o inspector-chefe Carlos Pacheco, porta-voz do Comando Provincial do Moxico da Polícia Nacional (PN), abalou fortemente centenas de residências e estabelecimentos comerciais existentes nas proximidades.

A explosão foi ouvida por volta das 20:30 deste domingo, 9, e, ainda segundo o relato da PN, um engenho explosivo militar ainda por identificar foi accionado pelas chamas e acabou por cair na residência de um agente da polícia local, num momento em que não se encontrava ninguém em casa.

Sobre os danos materiais, Carlos Pacheco adiantou ao NJOnline, ao final da manhã de hoje, que "ainda é prematuro avaliar" mas informou que foi criada uma comissão técnica, coordenada por Carlos Alberto Masseca, vice-governador para o Sector Político, Económico e Social, para avaliar o impacto do incidente.

O oficial salientou que, para além da comissão criada pelo governo local, esta manhã chegou à cidade do Luena uma delegação de Luanda, enviada pelo Estado-Maior do Exército para proceder à análise da situação.