"Ainda esta semana eles [processos] serão liberados, então podemos colocar mais médicos a trabalhar, são cerca de 80 médicos e licenciados em enfermagem. No total são cerca de 100 profissionais de nível superior para reforçar os centros e hospitais", disse ontem, 4, a responsável, no final da reunião conjunta entre o governo de Luanda e enfermeiros que, desde quinta-feira, suspenderam consultas e prescrições de medicamentos, alegando não terem competências para o efeito.

Rosa Bessa adiantou que o Tribunal de Contas já autorizou a contratação dos profissionais, e lembrou que está em curso um "programa de reestruturação do sector da Saúde de Luanda", que inclui "a questão das carreiras de enfermagem, um enquadramento dentro dos hospitais e centros".

A garantia da directora provincial da Saúde surge poucos depois de o governador Adriano Mendes de Carvalho ter reconhecido que Luanda vive uma "fase crítica", em termos de segurança pública, e que são necessárias mudanças urgentes na área da saúde, sector que "não está bem".