Segundo o superintendente Fernando Carvalho, "o SIC teve contacto com está ocorrência em função de uma denúncia feita por um parente do detido que, depois de se aperceber que o primo tinha sido colocado em cárcere privado durante quatro dias" por uma dos cidadãos nacionais que tinha burlado.

De acordo com o porta-voz do SIC-Luanda, o detido está a ser acusado da prática do crime de burla, nos dias 26 do mês passado e no dia 02 deste mês, por ter enganado quatro cidadãos nacionais num valor total de 154,4 milhões de Kwanzas.

"O móbil do crime seria a compra de moeda estrangeira, euro e dólar norte-americano, no exterior do país, Austrália e Portugal, quantias essas que seriam depositadas em períodos diferentes em contas domiciliadas em vários bancos comerciais e tituladas por empresas e pessoas singulares", disse o oficial.

Fernando de Carvalho fez saber ainda que o cidadão nacional, cujo nome não foi revelado, que perdeu a maior quantia decidiu manter no seu gabinete durante quatro dias seguidos em cárcere privado o cidadão turco.

"Um familiar do acusado foi até as nossas instalações e contou a situação que o seu parente estava a passar. Fomos até ao local e detivemos os dois: o cidadão nacional, de 35 anos de idade, envolvido no crime de cárcere privado e o turco, suspeito do crime de burla burlou", adiantou.