Joana Manuel Gamba, de 35 anos, foi encontrada a comercializar liamba (canábis) no interior da sua residência, onde os agentes do SIC, depois da pesagem na presença da detida, constataram serem 80 quilos exactos.

Segundo o intendente Mateus Rodrigues, Director de Comunicação do Ministério do Interior, que falava à imprensa sobre os resultados do combate a criminalidade desencadeada pelo SIC entre 9 a 16 de Janeiro, que culminou com a detenção de 39 cidadãos nacionais.

"Durante os interrogatórios, a senhora alegou que fazia o comércio de múcua e também já foi zungueira, mas, devido às dificuldades que estava a atravessar, enveredou por este caminho por convite de um tio", descreveu Mateus Rodrigues em declarações ao Novo Jornal Online.

Por sua vez Joana Manuel Gamba, explicou ao Novo Jornal Online que a mercadoria era enviada da província do Huambo pelo seu tio, o mesmo que a convidou a entrar neste negócio.

"O meu tio enviava a mercadoria para eu vender e, depois da venda, tirava a minha parte do dinheiro e enviava a parte dele", explicou, sublinhando que só aceitou fazer este negócio porque não tinha outra fonte de sustento para sua família.

"Não tenho outra fonte de sustento para os meus filhos. A vida está a ser muito dura para mim e sentia-me mal ao ver os meus filhos sem terem o que comer", disse.

Durante o período em análise, foram registados crimes de homicídios voluntários, ocorridos nos territórios de Cacuaco, Viana, Distrito Urbano da Ingombota, 21 furtos, ocorridos nos territórios de Cacuaco, Viana, Belas, Talatona e Kilamba Kiaxi, três crimes de furtos no interior de viaturas, ocorridos no Rangel e Ingombota, no valor de dois milhões de kwanzas e 50 dólares norte-americanos.

Dos crimes registados ressaltam ainda um de violação sexual e furtos em residências.

Mateus Rodrigues disse ainda que o SIC recuperou das mãos dos meliantes 14 armas de fogo dos tipos AKM (10), três pistolas de 9 mm, Macarov, e uma granada, nove viaturas e seis motorizadas.