De acordo com o director de comunicação da Delegação do Ministério do Interior na província do Bengo, inspector-chefe Gaspar Luís, a detenção dos implicados na prática de vários crimes ocorreu no Sábado,8, durante uma micro-operação na localidade do Uezo, no Bairro Kinvua 2, município do Ambriz.

"As forças do MININT no Bengo, PN e SIC, realizaram, por volta das 06:00 do passado dia 8 uma micro-operação no município do Ambriz, que culminou com a detenção de três cidadãos nacionais, ambos integrantes de um grupo de marginais denominado `Os Separa", que estão indiciados na prática de vários crimes, entre furtos, homicídios, violação sexual, tráfico de drogas e assaltos, nas províncias de Luanda e Bengo", disse o oficial em declarações ao NJOnline.

Gaspar Luís acrescentou que a maioria dos crimes são, incluindo homicídios voluntários e qualificados, realizados com recurso arma branca (faca) e armas de fogo do tipo pistola e AKM-47.

"Os detidos Malembe Sílvio, Pedro Mbundo e Abidel, todos com 18 anos, realizavam as suas acções em Luanda, nos bairros do Malueca município do Cazenga, Paraíso, Boa Esperança município de Cacuaco, Boa-fé e Caop B, em Viana e depois refugiavam-se na cidade de Caxito, onde também cometiam diversas práticas criminosas", descreveu, revelando que este gangue é "extenso" e sem um número definido de elementos.

A actividade deste gangue é bem conhecida dos homens da investigação criminal desde Novembro 2014.

Na sua maioria, os homicídios ocorreram em Luanda, nos municípios do Cazenga, Cacuaco e Viana, todos com recurso a arma de fogo do tipo AKM-47 e arma branca, (faca) e (catana).

"Uma das últimas vítimas mortais deste grupo de malfeitores foi um jovem de 25 anos, que em vida atendia pelo nome de Caviki, assassinado com recurso a arma branca", conta, sublinhando que o assassinato ocorreu em de Agosto de 2018, na via pública, por causa de um telemóvel.

Em posse dos três elementos acima citados foram apreendidos quatro armas de fogo do tipo AKM-47, 10 quilogramas de estupefaciente (liamba) uma faca, duas catanas, e muito material apreendido associado aos furtos e assaltos