Esta informação foi avançada hoje, 11, após o acto de assinatura de um protocolo de cooperação entre a Sonangol e o Hospital Pediátrico David Bernardino.

O memorando foi assinado pelo presidente do conselho administração da Sonangol, Carlos Saturnino, e o director geral do Hospital Pediátrico, Francisco Domingos, na presença da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.

O presidente do conselho administração da Sonangol, Carlos Saturnino, disse na ocasião que a Sonangol, em concertação com o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos e o Ministério da Saúde, propôs, em Janeiro último, que fosse acordado um montante equivalente a 200 mil dólares mensais para apoiar a direcção do Hospital Pediátrico David Bernardino.

Carlos Saturnino salientou também que na sequência da visita que efectuaram hoje, às instalações da unidade hospitalar, o conselho administração da Sonangol reuniu de urgência e tomou a decisão de fornecer um outro patrocínio que se fixará entre 1 a 2 milhões de dólares, que será concedido durante um ano, de maneira a que o hospital possa cobrir outras as necessidades.

Já Francisco Domingos, director-geral do Hospital Pediátrico David Bernardino, agradeceu o gesto e informou que esse valor vai minimizar as diversas dificuldades que a unidade apresenta.

"Há um défice no orçamento que não permite comprar os meios gastáveis necessários e este apoio da Sonangol permitirá resolver os problemas existentes a nível do atendimento das crianças", disse, acrescentando que o hospital precisa de ampliação da sua estrutura e de adquirir novos equipamentos para dar suporte à pediatria.

O responsável disse ainda que, nos últimos tempos, o hospital tem recebido muitas crianças provenientes dos cuidados primários de saúde dos hospitais municipais e, com isso, aumentou drasticamente a demanda, o que obrigou a que fosse criada uma equipa para consultas externas que funciona 24 sobre 24 horas.

De referir que, em Junho do ano passado, o banco de urgência do Hospital Pediátrico David Bernardino inaugurou um novo bloco operatório, que contou com o apoio das petrolíferas Sonangol e Chevron.

O Hospital Pediátrico tem uma capacidade de atender 300 crianças por dia, é composto por dois blocos operatórios, salas de radiologia, laboratório, farmácia, serviço de pequenas cirurgias, salas de recuperação e internamento e uma área social.