Depois da morte de uma criança na segunda-feira, no rio Lucala, os responsáveis da Protecção Civil e Bombeiros da província do Kwanza Norte colocaram o ênfase nos cuidados a ter, especialmente nos rios Lucala e Kwanza, bem como em lagoas da região.

O porta-voz do Comando provincial do Cuanza Norte da corporação, Gonçalves Manuel, citado pela Angop, disse, em conferência de imprensa, que os elementos provinciais do SNPCB estão a conduzir uma campanha de sensibilização nas zonas balneares do Kwanza Norte, com destaque para os municípios de Cambambe e Lucala, porque são áreas de risco acrescido.

Esta acção preventiva é reforçada pelo recente ataque que, na segunda-feira, vitimou uma criança de 12 anos no rio Lucala, no município que tem o mesmo nome, quando tomava banho no curso do rio próximo do bairro CTT, na companhia de um grupo de amigos.

Os ataques, ou risco de ataque deste tipo de répteis, é comum em Angola e está presente em praticamente todo o país, sendo que, por exemplo, na província de Benguela, em 2017, só numa localidade, Catumbela, foram mortas 11 pessoas, e na Huíla, na Matala, também numa única localidade, foram mortas oito pessoas em 2016.