Na semana passada foram diagnosticados três casos de cólera no distrito da Samba, e, na segunda-feira, para estancar a doença, mais de 100 pessoas juntaram-se para uma campanha de limpeza na praça da Mabunda e arredores.

A Angop avança que as autoridades locais que estiveram envolvidas na campanha de limpeza das valas, no âmbito do programa de prevenção da cólera, colocaram efectivos da fiscalização no bairro "para sensibilizar, indicar o local adequado para a deposição dos resíduos e possíveis sanções para os que continuarem a colocar o lixo em locais impróprios".

No entanto, os moradores apanhados a deitar o lixo nas valas defendem-se, dizendo que "os contentores se encontram distantes das residências e os carros que faziam a recolha do lixo no interior do bairro pararam de o fazer sem uma justificação".

Em declarações à Angop, a administradora distrital adjunta, Madalena Manuel, afirmou que "a população devia estar toda envolvida no combate às doenças como a cólera e a malária, procurando os contentores colocados nos locais mais próximos, evitando a todo o custo a criação de lixeiras", dizendo desconhecer o número de munícipes multados até ao momento, "uma vez que a multa é passada pelos fiscais e o pagamento é feito na área financeira do distrito".

As autoridades sanitárias da Samba continuam a distribuir lixívia para desinfectar a água para o uso doméstico e a realizar campanhas de sensibilização.