No distrito urbano de Sambizanga, bairro onde nasceu o Presidente cessante, José Eduardo dos Santos, o ambiente é de alegria para uns e de tristeza para outros. "Ele [José Eduardo dos Santos] já é nosso vizinho no Miramar", comentam os munícipes.

Samuel Kimina, carpinteiro de profissão, disse ao Novo Jornal Online que José Eduardo dos Santos deve descansar, depois de ter cumprido o seu papel durante os 38 anos em que governou Angola.

"Seja bem-vindo. Os moradores de Sambizanga nunca vão esquecer o seu trabalho em prol da estabilidade do nosso país", destaca Samuel Kimina.

Não obstante a conjuntura económica em que se encontra o país, um Sambizanga mais requalificado e com serviços básicos a altura é um sonho comum.

"A requalificação do Sambizanga que abrange os bairros Sambizanga, Operário e Ngola Kiluanje, elaborada em 2004 para melhorar as condições de vida dos moradores das áreas, não teve "pernas para andar"", critica Salomão Paulo.

"Como natural de Sambizanga, o camarada Presidente deveria dar uma atenção especial o nosso distrito", juntou.

Nos últimos dias, as autoridades administrativas locais, têm recebido diversas reclamações de moradores do distrito. Na maioria dos casos, as queixas referem-se a buracos nas ruas e a falta da água potável.

"Sambizanga é um dos piores distritos da província de Luanda. Mau cheiro, muito lixo, água suja nas ruas. É triste", lamenta a quitandeira, Maria da Luz.

"O camarada Presidente vai encontrar um bairro degradado"

A vendedora convive com mau cheiro, lixo, falta de água canalizada e rede de esgotos há 30 anos. "Quando chove, não conseguimos sair de casa. Fica tudo alagado", lamenta.

"O camarada Presidente vai encontrar um bairro degradado", acrescentou.

Amadeu Paulo, residente no bairro Operário, avalia ainda o bem-estar da população como "um fiasco, visto que o custo de vida se agravou".

"Infelizmente não tenho visto nenhuma evidência dos carris de progresso neste distrito. Continuamos a viver mal", deplorou.

O ancião António Kembele gostaria que o futuro Presidente da República João Lourenço focasse mais a sua governação na requalificação dos bairros da capital. "O Presidente cessante, José Eduardo dos Santos teve muitas frentes. Infelizmente, alguns dos seus colaboradores não ajudaram", reconhece o ancião.

Os vizinhos de José Eduardo dos Santos no bairro Miramar (distrito urbano de Sambizanga) estão orgulhosos por receber uma figura, que jogou um papel preponderante para a paz em Angola.

"O nosso vizinho merece um grande respeito dos angolanos, por ser o promotor da paz", comentou, Osvaldo Serafim, que mora próximo da residência do Presidente cessante, no bairro Miramar.

"Hoje os angolanos são um povo livre e independente, o país está em desenvolvimento e verificam-se várias obras por todo o país, graças o empenho do camarada Presidente", adicionou.

Um vizinho do Presidente no Miramar que não se quis identificar disse: "A sua vinda nesta residência é segurança para nós. De um tempo a esta parte, já se verificava acções de roubo".

Os moradores do distrito urbano de Sambizanga, em Luanda, numa parceria com alguns empresários locais, vão organizar a festa dos 38 anos em que José Eduardo governou Angola.

"O Presidente, José Eduardo dos Santos vai ser homenageado nosso distrito, por ter feito muito para o nosso país", avançou o munícipe Silva Damba.