O edifício onde funciona, há 45 anos, a sede da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP), localizado na Rua Rainha Njinga, na cidade de Luanda, encontra-se em estado avançado de degradação, por nunca beneficiar de obras de restauração, fez saber ao Novo Jornal o actual presidente daquela associação, Rosário Matias.

"As instalações da UNAP estão num estado avançado de degradação, o que dificulta o normal funcionamento da sua actividade. O grande problema é a parte de cima, o telhado. Se conseguirmos proteger-nos das chuvas, poderemos, gradualmente, ir recuperando cada parte dessa infra-estrutura. Quando saímos para contactos com entidades externas e queremos que elas conheçam o nosso espaço, é um pouco constrangedor dizer que a UNAP funciona aqui", explicou o responsável.

Fez saber que a UNAP deixou de receber apoio financeiro do Estado em 2019, após decisão do Governo de "cortar" verbas às instituições de utilidade pública.

"Corremos o terceiro ano que não temos vindo a receber as dotações que recebíamos, quer do Ministério da Cultura, quer do das Finanças", lembrou.

Rosário Matias disse, igualmente, que os constrangimentos em termos organizacionais e financeiros enfrentados pela UNAP condicionam a sua capacidade de manter os serviços mínimos, como os de manutenção, pagamentos dos salários, de energia e água.